terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ELE anda por aí.

Miguel Torga dizia a respeito de Deus: “Tive sempre a coragem de o negar, mas nunca a força de o esquecer", e talvez esta dualidade de pensamento esteja sempre no cerne do fim, do meu claro está. Não Te consigo esquecer, e olha que até faço bem de conta que sim.
Olha Deus não sei se me apetece (como se fosse tudo isto uma questão, ou principio, de apetência) fazer de conta que não Existes; que nem sequer gosto de Ti. Estou cansado de tentar; de negar; de me pavonear num falso ateísmo de gosto urbano ocidental. Não consigo mais negar-Te. Estou cansado,muito cansado...
Talvez Te defenda como o discípulo de Dostoievski, o grande filósofo esquecido Nicolai Berbaiev: “ A existência do mal é uma prova da existência de Deus. Se o mundo consistisse única e exclusivamente na bondade e na justiça, Deus não seria necessário, pois nesse caso o próprio mundo seria Deus. Deus existe porque o mal existe. E isto significa que Deus existe porque a liberdade existe”.

E lembrei-me disto:

Sem comentários: